soberania de Deus

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Falta de romantismo é o principal fator que causa insatisfação nas mulheres

Segundo Giovana Perlin, psicóloga e autora da tese de doutorado Casamentos contemporâneos: um estudo sobre o impacto da interação família-trabalho na satisfação conjugal, as mulheres relacionam o casamento ao amor romântico, enquanto os homens fazem uma relação com família e estabilidade.

"Se você perguntar a uma mulher o que ela mais gosta no casamento, provavelmente ela irá responder que é estar junto do parceiro. Já o homem dirá que é o aconchego e a estabilidade da família", diz Giovana.

Para a pesquisadora, as mulheres querem viver eternamente o clima de romance. Já os homens, depois que passam da fase da conquista, buscam outras coisas, como o sucesso financeiro. "Então a mulher se frustra porque queria um espaço de sexo e intimidade no casamento."Outro fator que causa insatisfação nas mulheres é decorrente do acumulo de funções. Os deveres do lar, segundo Giovana, não são compartilhados pelo casal. "Quando o homem faz alguma coisa, como lavar a louça, ele acha que fez um favor", afirma. "O homem ainda não se adaptou ao modelo de família em que os dois trabalham fora", conclui.

A cobrança para serem super-homens e supermulheres também afeta negativamente a vida à dois. "A mulher, principalmente, tem que ser a supermãe, uma boa profissional, estar sempre bonita... E não é possível ser tudo", afirma.

De acordo com Giovana, o Estado e as empresas deveriam reavaliar as horas de trabalho, dar a possibilidade de escolha para o trabalho em casa e oferecer creches aos filhos de seus funcionários. "É sempre a mulher que tem de abrir mão de sua carreira para cuidar dos filhos e isso também causa frustrações", analisa.

Para os casais que estão passando por problemas, a psicóloga aconselha "olhar as circunstâncias e não somente para você e seu parceiro. É preciso ver como está seu tempo, como está o seu trabalho. Os indivíduos não são os únicos culpados."Outra dica é "desconstruir o modelo de amor romântico". Segundo Giovana, as pessoas têm que ter a consciência de que um relacionamento se constrói com companheirismo. "Quando se entende isso, o casal passa a viver uma relação mais leve"

Nenhum comentário:

Postar um comentário